Empréstimo
Finanças
Crédito Consignado
Empréstimo Consignado
Portabilidade de Crédito
Portabilidade de Empréstimo
O que é a portabilidade de crédito?
De forma resumida, a portabilidade de crédito é a transferência de um contrato de crédito de determinada instituição financeira para outra instituição financeira, mediante a solicitação do cliente.
Essa opção serve para ajudar quem quer trocar uma dívida cara por uma mais barata. Um exemplo é quando as taxas de juros do seu banco estão maiores do que a concorrência. Com a portabilidade de crédito, é possível transferir a dívida para outro banco. E dessa forma, você consegue diminuir os juros.
Poucas pessoas sabem que podem solicitar a portabilidade a qualquer momento. Entre os motivos para a mudança estão: qualidade no atendimento ou taxas de juros mais atrativas. Essa operação foi criada para gerar mais competitividade entre as instituições financeiras e melhorar as propostas para os consumidores.
Como funciona a portabilidade de crédito?
Para ficar mais fácil, vamos pensar por partes. Quando decidir se vai transferir o crédito, é preciso ter atenção em alguns pontos. Assim, você conseguirá tomar a melhor decisão.
1. Compare as taxas de juros
Levante tudo sobre o empréstimo atual. Você precisa simular em diversas empresas o mesmo valor de empréstimo e comparar as taxas de juros e CET (Custo Efetivo Total);
2. Escolha o melhor banco
Depois de comparar, você saberá qual a melhor opção para você. Aí é só começar os processos para transferência da dívida;
4. Entre em contato com seu banco
Você precisa solicitar algumas informações sobre sua dívida para quitá-la.
A empresa tem obrigação de fornecer essas informações. É um direito seu!
4. Converse com a nova empresa
Seu banco atual tem obrigação de permitir que você realize o processo de portabilidade. Entretanto, a nova credora não tem compromisso algum de aceitar a sua transferência. Para o banco é interessante ter um novo cliente, mas ele pode decidir se isso será vantajoso ou não.
Depois de tudo decidido e aprovado pelo banco, é hora de dar início a portabilidade de crédito.
O negócio tem que ser bom pra você
Na hora de avaliar a portabilidade, é importante ter o cuidado de comparar as taxas e ter certeza de que, no geral, a troca será vantajosa para você.
Resumindo, você tem que pagar menos todo mês. Aliás, tem que ficar com um saldo devedor menor e com uma taxa de juros mais baixa.
Tenha uma atenção especial ao novo contrato. Leia com muita atenção, principalmente no que diz respeito às tarifas e taxas embutidas. SEJA CUIDADOSO (A)!
A portabilidade diz respeito à aplicação do juros no valor do saldo da conta. Por isso, o correto é não entrar IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre o valor passado. Tudo isso deve ser questionado e entendido, se for o caso.
Além disso, dependendo da natureza do empréstimo a ser transferido, você não precisará ter conta corrente aberta no novo banco. É o caso da portabilidade de financiamento de veículo, por exemplo.
Se a abertura de conta for necessária, atenção para o pacote de tarifas, limite de cheque especial, entre outros fatores que envolvem esse procedimento.
A portabilidade de crédito pode ser uma boa opção para amenizar uma dívida e ter um fôlego financeira. Com o dinheiro que sobra a cada mês, você pode reorganizar suas finanças e até mesmo começar a investir em algo para o seu futuro.
A equipe da Cx Plus está ao seu lado para ajudar você a renegociar suas dívidas. Certamente isso vai tornar sua vida financeira mais previsível e tranquila.
Queremos que você seja capaz de viver em paz com seu dinheiro!
E se você quer melhorar suas finanças, conte com a Cx! Tenha acesso à esse e outros artigos estando sempre ligado (a) aqui no blog! Temos as melhores dicas para você organizar a sua vida financeira.
O que é e como aumentar o Score? Confira essas dicas!
Como desbloquear o benefício INSS para solicitar empréstimos?
Liberação de empréstimos para BPC-LOAS? Entenda tudo sobre.
Fim da dívida por motivo de morte: como fica o empréstimo consignado?
Tudo que preciso saber sobre empréstimo consignado
Regra 50-30-20: Conheça o método para organizar suas finanças!
Quem tem direito a contratar um empréstimo consignado?
Zema sanciona aumento de 10,06% para servidores de Minas Gerais
Confira 25 perguntas e respostas sobre a nova modalidade de saque do FGTS
Como sair do vermelho
INSS: Saiba tudo sobre o cartão consignado de benefício
Dicas para organizar as finanças pessoais e não entrar no vermelho
Ferramentas para controle de despesas pessoais TESTE
Crédito ou débito: Quem nunca ficou na dúvida na hora de escolher qual usar no ato da compra?
Empréstimo Consignado: Retorno da margem de 40%
MEU INSS: Saiba como realizar o pedido de aposentadoria pela internet.